Luzes da cidade




As luzes da cidade durante a vida noturna me fascinam. Não tem erro, se vou a algum lugar alto, a primeira coisa que faço é ir na sacada ver a paisagem, ou melhor, ver as luzes da cidade. Sempre morei em casas ou apartamentos que não passavam do segundo andar, talvez por isso meu fascínio por lugares altos. Já as luzes, as luzes eu não sei de onde surgiu essa paixão. Talvez venha do meu medo do escuro, talvez venha da semelhança com minha miopia, pois as luzes quando vistas de longe ficam em forma redonda e é assim que enxergo as coisas quando estou sem minhas lentes de aumento. Vejo tudo embaçado, tudo sem forma, restando apenas as cores para que eu possa – tentar - distinguir o limite espacial dos objetos, o limite milimétrico das coisas. No conforto de poder enxergar o que na realidade não consigo enxergar, encontro sossego na iluminação da noite. As luzes iluminam, abrem caminhos e as vezes até mesmo no escuro é aquela pouca luz que nos faz sentir seguros. Nessa época de dezembro é tempo de celebrar o natal, e apesar de não ser muito religiosa sei que as luzes natalinas simbolizam Jesus, pois ele afirmava ser “a luz do mundo”. Mas, de qualquer forma e independente da representação que cada um acredite, é lindo ver a cidade inteira se enfeitar de luz. É lindo como tudo se transforma com um simples detalhe brilhante, com um simples detalhe de luz. 

Comentários